quinta-feira, 21 de junho de 2012

Curso gratuito para Regentes


O Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Unimed-BH, oferece vagas para o curso gratuito de Regência voltado para regentes, cantores e instrumentistas de corais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As aulas serão ministradas pelo maestro Márcio Miranda Pontes, regente do Coral Unimed-BH, do Coral Lírico de Minas Gerais, da Orquestra Jovem de Ouro Preto e professor de Regência, Contraponto e Harmonia na Escola de Música do Palácio das Artes.

O curso vem ao encontro da necessidade de formação, qualificação e especialização de lideres musicais, capacitando-os para atuar com qualidade na prática de seus grupos. Além da Técnica de Regência, será abordada a didática musical aplicada no aperfeiçoamento dos cantores, nos aspectos da técnica vocal e leitura musical.

O projeto objetiva fortalecer o movimento coral por meio do intercâmbio cultural entre grupos da região. Serão realizados ensaios, reuniões e seminários com regentes, coralistas e gestores de corais, além de concertos com o formato de festival de corais, em Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Herança da rica cultura setecentista mineira, os corais fazem parte da tradição e história do estado. Não há uma cidade mineira, por menor que seja, que não tenha um coral formado e atuante. Embora o movimento continue vivo, já foi mais intenso no passado e carece de iniciativas que apoiem, estimulem e proponham ações para fortalecer o intercâmbio cultural e promover a troca de experiências, valorizando a diversidade cultural e artística e incentivando novos talentos.

As inscrições para o Curso de Regência estão abertas até 30/06/2012. Para inscrever-se envie um e-mail para oficina@uai.com.br com os seguintes dados: nome e endereço completos, telefones de contato e um breve relato de sua experiência musical. Escreva no assunto do e-mail “Inscrição Oficina de Regência”.

A inscrição só será efetivada após a confirmação, que você receberá por e-mail até o dia 10/07/2012. Caso não receba esta confirmação, entre em contato por e-mail.

           

Nenhum comentário: