sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Relatório da reunião da Comissão de Obras do dia 01/10/08

Bom dia pessoal!

No último dia 25, o diretor da Escola de Belas Artes, Prof. Dr. Evandro José Lemos da Cunha, baixou a portaria Nº 083/08-EBA incluindo na Comissão de Acompanhamento de Obra de Construção e Reforma do Galpão junto ao Departamento de Manutenção e Operação da Infra-Estrutura - DEMAI (antigo Departamento de Planejamento Físico de Obras - DPFO), representante do corpo discente do Curso de Graduação em Teatro da UFMG.

Como representante titular, participei pela primeira vez, na manhã do último dia 01 da reunião na qual estiveram presentes atuais membros, eu, Jennifer Jacomini, Rita Gusmão, Antônio Hildebrando, e Luis Souza (vice-diretor da Escola de Belas Artes) e convidados: Fernando Limoeiro (diretor do Teatro Universitário), Alexander de Moraes (vice-diretor do Teatro Universitário), Maria Clara Lemos (professora do Teatro Universitário), Fernando Linares (professor do Teatro Universitário) e Eduardo dos Santos Andrade (professor efetivo do Curso de Graduação em Teatro, aprovado em último concurso).

Foram abordados vários assuntos acerca da reforma do prédio do Curso de Graduação em Teatro e da construção do prédio novo do Teatro Universitário. Esta comissão existe desde agosto de 2006, porém houve muito poucos encontros de todos os seus membros e as discussões ficaram mais entre Rita e Hildebrando.

Em face dos resultados da chuva de granizo, a comissão redigiu um relatório preliminar identificando os problemas causados pela intempérie, e apontando alguns outros problemas como: falta de isolamento acústico, dificuldades de ventilação, presença de rachaduras, eco causado pelo piso de madeira, aquecimento das salas. Este relatório foi repassado ao Eduardo, para que ele faça as adequações com vistas a torná-lo mais técnico e na próxima semana o relatório será enviado aos órgãos responsáveis.

Resolveu-se ainda nesta reunião extinguir a atual comissão, composta apenas por membros da Escola de Belas Artes e criar uma nova comissão, formando uma gestão conjunta de representação da Escola de Belas Artes (a que está vinculada o Curso de Graduação em Teatro) e da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (a que está vinculada o Teatro Universitário).

Esta nova comissão terá a mesma função da comissão anterior, de identificar e apontar as falhas e necessidades de correção na obra de construção do galpão do Teatro Universitário e reforma do galpão do Curso de Graduação em Teatro.

Pretende-se incluir na comissão de gestão conjunta o professor Eduardo Andrade, da Escola de Belas Artes, pois ele possui formação em Arquitetura e poderá acompanhar com mais perícia as atividades da obra.

Estamos aguardando os tramites burocráticos para que a nova comissão seja criada e possa-se agendar nova reunião para retomar as discussões acerca das alterações e correções que devem ser feitas para que o galpão se adéqüe às necessidades de cursos de Teatro.

Muito provavelmente na nova comissão, haverá representação estudantil também do Teatro Universitário. Como representante do Curso de Graduação em Teatro, fico responsável por levar a esta comissão as opiniões e demandas dos alunos deste curso com relação às obras de reforma e construção dos galpões de Teatro. Peço, portanto, que vocês se manifestem, através deste blog ou por email (
jennifer@ufmg.br) que eu tentarei, na medida do possível, identificar quais são as demandas comuns e relevantes e repassá-las à comissão. Evidentemente as reivindicações feitas não serão necessariamente atendidas, pois esbarraremos em questões complexas como: falta de verba, interesses da Instituição, prioridades de necessidades do próprio curso, etc.

Por enquanto é isso, qualquer novidade posto aqui no blog.

2 comentários:

Lucas Costa disse...

Valeu Moça!!!


Vocês viram que a sala de técnicas circenses já está sendo adequada?
estão colocando ganchos pra tecido e trapézio.

Jennifer Jacomini disse...

É mesmo?! Que ótimo. O dia 30/10 é o prazo limite pra entrega da obra. Pra fazer as adequações e concluir o que está pendente. E então o que não estiver de acordo terá de ser revisto. Mas por enquanto temos que esperar pra saber. Tomara que fique tudo ok. Beijos